sábado, 6 de fevereiro de 2016

Aeronautas suspendem greve temporariamente e aguardam audiência no TST

Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (5), em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, pilotos e comissários de voo decidiram suspender temporariamente o movimento de greve e aguardar até pelo menos o próximo dia 17, quando será realizada audiência de conciliação entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e as empresas aéreas no TST (Tribunal Superior do Trabalho).
A convocação do ministro Ives Gandra Martins Filho para a audiência veio após a realização da paralisação da categoria por duas horas, das 6h às 8h, no dia 3 de fevereiro, em 12 aeroportos do país.
Logo depois da paralisação, a categoria havia definido em assembleia que o movimento de greve seria suspenso durante o carnaval e retomado a partir do dia 12. Porém com a audiência marcada para o dia 17, os aeronautas decidiram aguardar a proposta que virá do TST.
Existem três possibilidades para os rumos da negociação após a audiência com o ministro:
1. A proposta é considerada aceitável e é aprovada pela categoria em assembleia;
2. A proposta é considerada inviável, é negada pela categoria e o movimento de greve é retomado;
3. Por iniciativa do Ministério Público ou das empresas, é instaurado dissídio coletivo de greve e a decisão vai a julgamento no TST.
Uma assembleia será convocada pelo sindicato nos dias seguintes à audiência do dia 17 para que os trabalhadores decidam os rumos da negociação.
A reivindicação da categoria é um reajuste de 11%, contemplando unicamente a reposição da inflação, retroativo à data-base de 1º de dezembro de 2015 —o INPC fechou o período em 10,97%.
Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial