O SNA convoca os aeronautas da aviação regular, associados ou não, para assembleia que será realizada na quinta-feira (7) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas para deliberar sobre a proposta de renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para 2015/2016. Clique para ver os endereços.
A proposta apresentada até o momento pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) é considerada insuficiente pelo SNA, que irá propor à categoria que formule uma contraproposta, econômica e social, a ser entregue às empresas antes da próxima reunião de negociação, marcada para o dia 14 de janeiro.
A proposta apresentada no último dia 17 de dezembro pelo Snea prevê abonos de 7% e de 4% condicionados a duas variáveis:
1) 7% de reajuste a partir do trigésimo dia em que a taxa de câmbio médio do dólar para 2016 se mantiver em um patamar máximo de R$ 3,50, pagos a partir deste momento e até a próxima data-base (1º de dezembro de 2016).
2) 4% a partir da aprovação e vigência de projeto de lei federal para a redução do ICMS, também valendo até a próxima data-base.
Também ficaria aberta a possibilidade de discutir melhorias em cláusulas sociais da CCT.
Ressaltamos que o condicionamento do reajuste a itens como variação cambial e redução do ICMS não garantem aos aeronautas a devida reposição salarial e abrem a possibilidade de haver 0% de reajuste —apesar de a inflação acumulada dos últimos 12 meses já ultrapassar dois dígitos.
Compromisso das partes
SNA e Snea concordaram em manter o compromisso assumido diante do ministro do TST Ives Gandra Martins Filho, que solicitou que as empresas não realizem demissões até o dia 22 de janeiro e que os aeronautas não façam movimentos grevistas no período.
O SNA alerta a categoria para que fique atenta e mobilizada. Manteremos todos informados sobre o desenrolar da renovação.







