sexta-feira, 10 de julho de 2015

Em Fortaleza Jornalista diz que hub da TAP em Lisboa se assemelha ao que a TAM quer instalar no Nordeste


Durante palestra do editor do Brasilturis Jornal, Horácio Neves, na quarta-feira, dia 1º de julho, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, o jornalista português disse que o novo centro de distribuição de voos da TAM segue o modelo da estratégia montada por Mário Carvalho, atual diretor da TAP para a América do Sul, ao arquitetar os voos da companhia aérea portuguesa que partem do Brasil para Lisboa. “Atualmente, o aeroporto da capital portuguesa é a principal porta de entrada dos brasileiros para a Europa, passando a centralizar todos os voos que partem do Brasil”, disse o jornalista.

Horácio Neves, que foi por 25 anos editor de turismo da Folha de S. Paulo, e está há 35 anos no comando do Brasilturis, falou sobre “O exemplo do hub de Lisboa como incremento para o turismo e a economia da capital portuguesa”, disse que o tema da palestra foi muito oportuno porque a capital cearense concorre com Recife e Natal para sediar o hub da TAM no Nordeste.

Ele relembrou na palestra que as chances de Fortaleza ser escolhida pela TAM para sediar o novo centro de distribuição de voos são boas, e que a estratégia do governo cearense na elaboração do caderno de encargos é muito inteligente.

Segundo ele, o processo de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins à iniciativa privada ajustará as necessidades do terminal aéreo as condições operacionais do projeto. “O atraso nas obras do aeroporto, que poderia ser um problema, passa a se constituir numa vantagem porque o aeroporto de Natal é novo, mas foi construído para empresas brasileiras, o que não atende às necessidades da TAM. O de Recife também está em discordância. Então, o aeroporto de Fortaleza poderá ser ampliado dentro de uma nova filosofia que atenda a necessidade do projeto”, disse.

Para o novo Aeroporto Pinto Martins, o projeto do governo cearense para o hub da TAM prevê a construção de um terminal exclusivo com 17 fingers, contando com esteira subterrânea automática de seleção de bagagem e Interligada ao terminal atual por monorail.

A Prefeitura de Fortaleza também está integrada ao projeto e prevê área geográfica determinada nas imediações do aeroporto com redução de ISS e de IPTU para a instalação de empresas de setores afins, como serviços, transporte de cargas e pessoas, catering e hotelaria. A TAM Executiva já opera no Ceará no aeroporto de Aracati.

Secretário Arialdo Pinho recebe jornalistas em novo gabinete do Centro de Eventos

O diretor e editor do Brasilturis, acompanhado deste colunista, foi recebido em audiência pelo secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, em seu novo gabinete, no Centro de Eventos do Ceará.

O secretário aproveitou a ocasião para mostrar o caderno de encargos feito pelo governo cearense e apresentado à TAM em defesa do hub. Arialdo apontou o novo projeto de mobilidade urbana de Fortaleza como outro diferencial. Quando tiver operando, o passageiro que desembarcar no Pinto Martins vai utilizar o VLT e estações de metrô com ligação direta para os principais hotéis da Beira Mar.

Tendo em vista o impedimento das maiores construtoras brasileiras para tocar o projeto de concessão do aeroporto de Fortaleza, em função da operação Lava Jato, Horácio Neves sugeriu ao secretário Arialdo Pinho que as grandes construtoras cearenses articulassem parcerias com empresas multinacionais. Ele citou como exemplo o grupo francês Vinci, que detém 95% do capital da operadora de aeroportos portuguesas ANA, inclusive o de Lisboa.

Ceará deve receber 364 mil turistas nas férias de julho

O Ceará deve receber 364 mil turistas nestas férias de julho. A estimativa é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), com base na taxa de ocupação dos hotéis de Fortaleza. Conforme a pesquisa, 77% da rede hoteleira (hotéis, flats, pousadas e albergues) está ocupada durante o período. As estimativas da Setur apresenta redução na taxa de ocupação e fluxo turístico na hotelaria de -8% e -2,5% do fluxo global se comparado ao mesmo período do ano passado, época em que foi realizada a Copa do Mundo. No entanto, houve acréscimo de 4% em relação ao ano de 2013, quando o Ceará recebeu 350 mil turistas durante o mês de julho.

O coordenador de pesquisas e estudos da Setur, José Valdo Mesquita, explica que é natural haver uma queda no número de visitantes neste ano. "Em 2014, tivemos os jogos em Fortaleza e houve uma grande movimentação. Mas avaliamos o resultado como positivo, principalmente porque a queda não foi alta". Ele ressalta ainda que Fortaleza tem recebido muitos turistas que optam por ficar em casas de parentes/amigos e aluguéis por temporada. "Pesquisamos em um site de aluguel por temporada que tem 695 apartamentos localizados nos principais corredores turísticos (Beira Mar, Meireles, Mucuripe, Praia do Futuro, Varjota e Aldeota). Todos estarão ocupados neste mês de julho".

Conforme a pesquisa da Setur, a movimentação do turismo nesta alta estação deve gerar receita de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. O gasto médio por pessoa durante a estadia no Ceará será de R$ 2 mil. "Muitas pessoas do Sudeste e Sul do Brasil querem fugir do frio desta época do ano e correm para o Nordeste. O Ceará é um dos destinos preferidos, principalmente nesse momento da economia em que o dólar e o euro estão em alta", completa o coordenador de estudos e pesquisas da Setur.

Sindihotéis faz encontro com empresários do turismo

Com o objetivo de tornar competitivo a hotelaria cearense no cenário turístico nacional e internacional, o Sindihotéis Ceará realizou no dia 7 de julho, no Hotel Diogo, em Fortaleza, o “Encontro de Empresários do Turismo do Ceará”.

Na oportunidade, os convidados Vadis Luiz da Silva, CEO da Gestour Brasil, e Giba, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e sócio da Gestour Brasil, apresentaram aos empresários do setor os benefícios direcionados ao segmento hoteleiro pelo uso da plataforma tecnológica Gestour eMarketplace. A inciativa propõe que qualquer empreendedor possa se tornar um varejista digital do turismo.

A plataforma Gestour Brasil é uma rede de negócios nos moldes das redes sociais. Por meio dela, empresas ou pessoas físicas que têm um negócio de turismo – incluindo meios de hospedagens, passeios, destinos, traslados, eventos e atrativos – terão suas páginas oferecendo os serviços. Tudo de forma gratuita e em tempo real.
O Povo

HOSTEL CREW - RIO DE JANEIRO

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial