Fortaleza está na disputa por 13 voos diários para a Europa com a possível implantação do HUB (ponto de conexão de voos internacionais) da TAM na Capital. O POVO apurou que, além das rotas internacionais, haverá um acréscimo de 18 novos voos nacionais partindo do aeroporto da Capital.
O recurso empregado pela TAM para a construção do HUB é da ordem de R$ 3,9 bilhões. O Ceará luta pelo empreendimento com os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ontem o governador Camilo Santana se reuniu com a presidente da companhia, Cláudia Sender, para tratar de questões voltadas ao empreendimento.
As reuniões devem prosseguir nos próximos meses com o aprofundamento dos projetos de melhorias de infraestrutura. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, destacou Camilo.
A TAM informou, por meio de nota, que os três aeroportos (Fortaleza, Natal e Recife) selecionados têm pontos fortes e outros para melhorias. “Todos têm potencial de desenvolvimento da infraestrutura já existente, que será um fator-chave para a definição”, destacou a a companhia aérea.
A empresa informa que o prazo de escolha será definido no final de 2015. “A estimativa é que o início das operações ocorra em dezembro de 2016, a depender da infraestrutura aeroportuária”, respondeu a TAM. Para iniciativa, será considerado estudos de viabilidade, tendo como objetivo “otimizar os custos, capilarizar sua malha”.
As cidades serão avaliadas de acordo com a localização geográfica, infraestrutura aeroportuária, potencial de desenvolvimento e oferta de boa experiência aos clientes.
Frota
Sobre as rotas dos voos, a empresa informou apenas que o Grupo Latam (formado pela LAN Airlines e TAM) irá direcionar 40% do investimento em bens de capital programado para o Brasil. Haverá o remanejamento de parte da frota, prevista no plano do Grupo Latam, que equivale a uma cifra entre US$ 1 bilhão a US$ 1,5 bi.
Será a quarta conexão da Latam. Hoje, além de Guarulhos o grupo também tem conexões internacionais em Santiago (Chile) e Lima (Peru). Em Brasília, o HUB da TAM é apenas para voos domésticos.
A Latam ressalta que a escolha da região Nordeste se deu pelo posicionamento geográfico, que possibilita melhor conectividade para todo o Centro-norte do Brasil. A maior oferta de voos nacionais está concentrada no Sudeste, no Sul e Brasília; com a medida, novos destinos, rotas e conexões serão dispostos, principalmente para o N/NE.
Jornal O Povo
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