terça-feira, 31 de março de 2015

Aviso de bomba desvia rota de avião turco com destino a São Paulo

Com 256 passageiros e 18 tripulantes a bordo, um avião Boeing 777-200, de fabricação norte-americana, da empresa turca Turkish Airlines, que partiu de Istambul com destino a São Paulo, desviou a rota e aterrissou em Casablanca, no Marrocos, depois de declarar emergência por conta de uma ameaça de bomba. Os investigadores descartaram que a ameaça era verdadeira após os passageiros do voo TK15 terem sido retirados para permitir que a aeronave fosse vasculhada por um esquadrão antibombas.

O Boeing pousou no Aeroporto Mohammed V, em Casablanca, por volta das 9h30min de Brasília. A bordo, havia sido encontrado um bilhete em que estava escrita a palavra “bomba”. Faltaram informações imediatas sobre a língua em que foi escrita a nota. O comandante retomou sua rota para São Paulo assim que os serviços de limpeza e reabastecimento da aeronave foram concluídos. A previsão era de que o voo chegasse às 21h37min.
No domingo, o voo TK52 de Istambul para Tóquio retornou para o Aeroporto Internacional Atatürk após uma mensagem contendo “C-4 Cargo”, nome de um explosivo, ter sido encontrada a bordo. As autoridades não encontraram qualquer equipamento explosivo na aeronave. Em janeiro de 2014, outro voo que também percorria o itinerário Istambul-São Paulo fez um pouso de emergência em Casablanca após um computador sem dono ser encontrado a bordo.

Viajantes desconheciam
Os passageiros do voo da Turkish Airlines não foram avisados pela tripulação da ameaça de bomba. “Ela ficou sabendo da ameaça de bomba por mim”, disse o administrador Sérgio Santos, de 41 anos, irmão da bancária Eliane Sampaio, 33, que mora em São Paulo e havia ido passar férias no Cairo e na Capadócia (Turquia).

“Quando o avião parou, ela viu guardas do lado de fora do avião, em posição de sentido. Pensou até que alguma autoridade fosse embarcar”, acrescentou. O voo TK15 deveria pousar originalmente no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo) às 16h55min.
Deixar de avisar os passageiros é um protocolo de segurança em caso de ameaça de bomba. Primeiro, para evitar pânico nos viajantes e, depois, para não alertar um possível terrorista de que a tripulação sabe da ameaça.

Ao aterrissar no Marrocos, todas as pessoas foram desembarcados e encaminhados para um terminal de passageiros. Depois, o avião foi levado para uma área isolada do aeroporto de Casablanca, onde foi inspecionado, segundo a Turkish Airlines. O avião decolou em seguida rumo a São Paulo. (das agências) 
256 era a quantidade de passageiros do avião Boeing 777-200 com destino a São Paulo.
Informações do Jornal O Povo
SEJA APROVADO NAS SELEÇÕES EM INGLÊS COM AULAS ONLINE E EXCLUSIVAS


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial