
Londres mantém a sua posição de liderança mundial em capacidade de companhias aéreas de baixo custo. Internacionalmente, a capacidade de assentos nas companhias aéreas de baixo custo em Londres é, de longe, a maior do mundo, graças a seus quase 15 milhões de assentos disponíveis nesses voos. Isto representa 1,5 vezes o número de assentos disponíveis em São Paulo, a segunda capital no que se refere à capacidade aérea de baixo custo. Porém, as taxas de crescimento em Jacarta (44%) e Kuala Lumpur (15%) sugerem que estas cidades – que, atualmente, estão em terceiro e quarto lugar na lista, respectivamente – poderiam chegar ao topo do ranking nos próximos anos.
Países do Sul da Ásia impulsionam o crescimento do continente
As companhias aéreas de baixo custo da Indonésia - cuja capacidade aumentou em 12,3 milhões de assentos -, Índia (três milhões), Tailândia (dois milhões) e Malásia (1,8 milhão) foram responsáveis pela metade do crescimento global na capacidade das companhias aéreas de baixo custo. A Ásia registrou as maiores taxas de crescimento globalmente, com um aumento de 28%, atingindo 129 milhões de assentos em voos de baixo custo originários do continente durante o primeiro semestre de 2013.
A análise das cidades capitais mostra que os aumentos na capacidade estão sendo impulsionadas pelos países emergentes da Ásia. Jacarta experimentou o maior crescimento, em termos absolutos, na capacidade de companhias aéreas de baixo custo, com um aumento de 2,8 milhões de assentos (44%), seguido de perto por Bangkok, com um aumento de 1,2 milhões de assentos (30%). Além disso, Tóquio, um mercado bem desenvolvido, também registrou um aumento significativo na capacidade de assentos de baixo custo, o que sugere que a orientação tradicional para serviços integrados (full service) pode estar mudando.
Europa - O aumento de 0,8% na capacidade das companhias aéreas de baixo custo registrado na Europa mascara um cenário muito mais complexo: muitas companhias aéreas de baixo custo que operam no sul da Europa têm reduzido sua capacidade, assim como se reflete na situação de Madri, que sofreu uma queda de 27% na capacidade de assentos de baixo custo, a maior porcentagem registrada entre as capitais da região. Atenas e Roma também sofreram quedas percentuais acentuadas. Esse cenário contrasta fortemente com a situação em grande parte do norte e do leste da Europa, onde Varsóvia experimentou um notável aumento na capacidade após registrar um aumento ano-a-ano de 63%. Atualmente, as companhias aéreas de baixo custo representam 27% de todos os voos com origem na capital polonesa. Também observamos um aumento notável na capacidade das companhias aéreas de baixo custo em Istambul e Copenhagen.
“Temos observado um auge natural na capacidade das companhias aéreas de baixo custo na Ásia, onde as necessidades de voos diretos são muito negligenciadas. No entanto, a capacidade nos mercados maduros da Europa e da América do Norte é limitada, o que poderia explicar por que algumas companhias aéreas de baixo custo estão estudando novas estratégias para garantir o crescimento no futuro”, disse Alexandre Jorre, especialista em Companhias Aéreas de baixo custo para Amadeus.
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