segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Greve na Aviação Brasileira; Empresas oferecem ganho irrisório de salários e sindicato deve convocar greve

Em negociação nesta segunda-feira, o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) ofereceu 0,17% de ganho real no reajuste salarial para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para 2015. O Sindicato Nacional dos Aeronautas considera a proposta aquém do aceitável e convoca todos os aeronautas a participar das Assembleias Gerais Extraordinárias nesta quarta-feira (14/01) para deliberar sobre uma possível deflagração de greve e seu desenvolvimento.
A AGE para deliberação sobre paralisação grevista será realizada às 15h, logo após a AGE para deliberação sobre a contraproposta das empresas, que terá início às 13h30, nos mesmos locais — veja abaixo.
Além de oferecer apenas 0,17% de ganho real — 6,5% frente a um INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 6,33% —, não houve avanços significativos em outras cláusulas da pauta de reivindicações da categoria, apenas concessões em itens pontuais que oferecem benefício mínimo.
Por esses motivos, é importante a presença maciça dos aeronautas nas assembleias. Cada um faz a diferença. O SNA recomenda a aqueles que puderem que compareçam uniformizados para melhor representar e demonstrar a força da classe.
Embasamento da reivindicação salarial
O pedido, que inicialmente era de 11% e caiu para 9% por iniciativa da categoria em assembleia, tem base em pesquisas e estudos, entre eles um relatório do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além da baixa do petróleo (50% só em 2014).
Usando o relatório do DIEESE como referência, a categoria considera justo um reajuste que contemple, além da recuperação do poder de compra, a incorporação de ganhos de produtividade.
De acordo com o relatório, feito com base em fontes oficiais, é inequívoco que existe um descolamento positivo do setor aéreo frente aos outros setores da economia no Brasil.
Entre alguns dados citados está o fato de que o segmento de transporte de passageiro e carga registrou, nos primeiros 10 meses de  2014, crescimento da demanda (medido em RPK) de 5,2% na comparação com o mesmo período de 2013, enquanto a estimativa de crescimento do PIB brasileiro é de menos que 1,0%.
Os dados apontam para ganhos importantes de produtividade em 2014 quando se considera o cenário de baixo crescimento da economia e o bom desempenho da aviação comercial. Estima-se ganho de 3,2% de produtividade, contra uma média de 5,8% no período 2010-2012.
Segundo a própria ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o mercado de passageiros se expandirá 109% e o de carga 58% até 2020.
Locais das assembleias – 13h30 (primeira AGE) – 15h (AGE de greve)
Rio de Janeiro
Sede do SNA: Av. Franklin Roosevelt, 194 – 8º andar – Castelo/RJ

São Paulo
Hotel Slaviero: Rua Baronesa de Bela Vista, 499 – Vila Congonhas, SP

Porto Alegre
Representação Sindical de Porto Alegre: Rua Augusto Severo, 82 – Bairro São João/RS (Sindicato dos Aeroviários)

Belo Horizonte
Representação Sindical de Belo Horizonte: Praça Bagatelle, 204 – Aeroporto da Pampulha – Vista Panorâmica s/nº – São Luis/MG

Campinas
Representação Sindical de Campinas: Rod. Santos Dumont, Km 66 – S/N – Centro Empresarial Viracopos 2º andar – Auditório

Belém
Representação Sindical de Belém:  Av. Senador Lemos, 19 – Passagem São Luiz – Sacramenta – PA.
Informações do SNA

AULAS PRESENCIAIS EM CURITIBA E/OU ONLINE VIA SKYPE

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial